quinta-feira, 2 de julho de 2009

Crash: No Limite


Crash é um filme obrigatorio! Um filme q eu já havia assistido mas que deve sempre ser revisto pra que todoas as belas cenas (e musicas) sejam guardadas e gravadas na memoria.

Achei uma critica na net que resume bem o que é o filme. Entao faço das palavras do critico, as minhas:

"Assistir a "Crash" deveria ser quase uma obrigação.
Poucas vezes temos a oportunidade de ver um filme que atinge sua meta sem tematizá-la.
A problemática do preconceito está presente em cada cena, estapeando-nos na cara, mas, em momento algum, ela é verbalizada.

A primeira comparação a ser feita é com o magnífico roteiro de Paul Thomas Anderson para "Magnólia". Tanto neste filme quanto em "Crash", nós nos enveredamos num labirinto de vidas e de frustrações. Pessoas completamente diferentes, mergulhadas no mesmo mundo, tocando-se cotidianamente, confrontando-se, compreendendo-se.

Em "Magnólia", Anderson nos apresenta o afastamento, o distanciamento.
Em "Crash", Paul Haggis nos apresenta a proximidade, os acidentes (de onde vem o título) que nos forçam a reconhecer o outro como pertencente ao mesmo universo que nós.

A trama é fragmentada em vários núcleos narrativos, todos imersos em sua apreensão de mundo e em seus preconceitos próprios.
Há o caucasiano com preconceito em relação aos negros e latinos; há os negros com preconceitos dos brancos e dos próprios negros; há árabes (categorização que inclui, no filme, todos os muçulmanos, mesmo que a maioria islâmica do mundo não seja falante do árabe ou nascida na Arábia Saudita) com preconceito dos latinos; há os chineses, os porto-riquenhos, os tailandeses, os pobres, os ricos, os bandidos, os policiais e há mesmo aqueles que nem possuem classificação.

"Crash" demonstra, com um realismo surpreendente, que preconceito e discriminação não é um "privilégio" dos brancos burgueses, que todos nós, independentes de raça e classe social, já possuímos uma pré-compreensão do mundo que nos circunda e que é através dela que escolhemos nossos círculos de amizade, os ambientes que freqüentamos e as pessoas que costumamos evitar. Não se trata de algo racional, fundamentado em teorias eugênicas, mas sim a própria constituição nossa, enquanto seres humanos, de julgar o próximo e lidar com ele através deste julgamento.

Há um desamparo terrível nesta constatação, como se, para esta falta de tolerância, não houvesse solução. Mas a arte - mesmo que não tenha de possuir esta atribuição - é um modo de voltarmos nosso olhar sobre nós mesmos e percebermos que também fazemos parte deste ciclo de ódio, que, se um filme como "Crash" existe, é porque nós permitimos e, mais do que isto, contribuímos que para chegássemos a este ponto.

Acredita-se que o filme de Haggis simboliza a América pós-11-de-setembro. Nada mais equivocado do que isto. O filme de Haggis simboliza a humanidade, desde seus primórdios pré-históricos até hoje. Nossa época, longe de ser a fundadora do preconceito, apenas o acentua dia após dia.

Infelizmente, "Crash" é a história do nosso cotidiano..."(Fonte: O Critico)



3 comentários:

  1. Crash é sem dúvida um dos melhores filmes que já assistir... Ele é surpreendente e adoro a forma como a história dos personagens se entrelaçam... De repente, quem parecia ser um simples coadjuvante, se torna um peça fundamental na história... Perfeito!!! Lindo!!! Emocionante!!!

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  2. Ahhh... Fico feliz pelo privilégio de ter apresentado Crash a vocês!!!... Rsrsrs...

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  3. Ja havia visto esse Filme Maais neeeem me passoou por minha cabeça que eu ja tinha assistido. Se bem que foi na escola e nem deu pra refletir o filme...
    ahsuashuas....
    esssa semana professor markinhos passou esse filme e eu tinha certeza que ele tava ake nu blog [/Visitante ascíduo dakee]
    Tipo; Muito MassA mesmo o filme faço das palavras de Ula Ake emcima as Minhas...

    De repente, quem parecia ser um simples coadjuvante, se torna um peça fundamental na história... Perfeito!!! Lindo!!! Emocionante!!!

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